Proposta do Projeto Interdisciplinar - 6º ao 8º

02/03/2018
Tema Anual: Conexão Humana: Unidos somos Um!
I trimestre: “Conectando-se consigo”
PI - Projeto Interdisciplinar de Ciências Exatas e Naturais
Pontuação: 2,0
Disciplinas: Matemática e Ciências
Professores Orientadores: Katiane Bessa, Andréa Pereira e Ramon Fiuza.

Por que é tão importante conhecer a si mesmo? Qual o papel do educador no incentivo para o autoconhecimento dos seus alunos?
Para responder a essas questões, precisamos voltar um pouco na História. “Sócrates, um dos mais importantes filósofos gregos, adotou como base de seus pensamentos a máxima que podia ser lida na entrada do Oráculo de Delfos: ‘Conhece-te a ti mesmo’. Sócrates acreditava - e passou tal crença a seus discípulos - que somente o autoconhecimento poderia promover a evolução do Homem.” Quando passamos a conhecer quem somos, nossas qualidades, defeitos, nossas emoções e preferências entre outros, sabemos como agir e no que buscar melhorar. Uma das missões do professor é promover o autoconhecimento do aluno. Trata-se de um processo no qual a pessoa se percebe e determina uma identidade, que lhe dê um senso de estabilidade perante um mundo em mudança, interno ou externo. Partindo deste pressuposto, considera-se fundamental o desenvolvimento de propostas que estejam voltadas para esse autoconhecimento regido por reflexões que resultarão na construção da identidade. Para isso, os professores de Exatas e Naturais do Fundamental II, desenvolverão junto aos alunos, o Projeto Interdisciplinar do I trimestre que tem por tema transversal: “Conectando-se consigo mesmo”.
A participação de todos será de fundamental importância!

Atentem-se para as etapas das atividades:
  1. Realização de Entrevistas;
  2. Coleta de Dados sobre as características físicas: Dia de medições do meu corpo (auxílio da Matemática);
  3. Conhecendo meu corpo por meio de silhuetas (auxílio das Ciências Naturais);
  4. Registros com fotos sobre suas preferências e costumes no cotidiano. (Ex: Comendo a comida preferida; fazendo o que mais gosta; conversando com o melhor amigo; na companhia dos pais e familiares; com o animal de estimação, vestido com roupa preferida etc.) – auxílio dos familiares;
  5.  Aprender a música “Era uma vez” de Kell Smith;
  6. Exposição dos resultados e palestra: “Conhecendo-se a si mesmo.”
Mantenha-se empenhado e conheça-se!

Atenciosamente,
Professores/ Coordenação