A criadora do método, Dra. Maria Montessori (1870-1952), reconheceu a importância da aprendizagem na primeira infância, e dedicou décadas de sua vida a desenvolver e aperfeiçoar sua metodologia de ensino. Graças aos seus esforços, nasceu o programa integrado para educar respeitando as necessidades e características das crianças, que ela batizou de Pedagogia Científica.
A essência da educação Montessori é romper a ideia de que as crianças são seres incapazes e dependentes dos adultos, oferecendo a cada criança um ambiente no qual ela possa desenvolver habilidades e hábitos para uma vida mais autônoma.
O método criado por Montessori permite desenvolver uma ampla gama de habilidades motoras e sociais, tais como escrita, leitura e matemática, o estudo das ciências da natureza, habilidades de vida prática, atividades domésticas e autocuidado e o estímulo ao convívio coletivo e ao comportamento saudável em sociedade.
Todas as atividades são embasadas cientificamente, e já ficou provado que o método Montessori prepara as crianças para se desenvolverem como jovens e adultos confiantes, capazes de explorar o mundo de infinitas possibilidades ao seu redor.
Os seis pilares educacionais do Método Montessori
O ensino montessoriano se divide em seis pilares, que sustentam desde a preparação das aulas até o tratamento individual de cada aluno. São eles: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, criança equilibrada e adulto preparado.
As vivências de Vida Prática são parte dos pilares que sustentam a educação montessoriana. O objetivo é dar à criança a oportunidade de construir as habilidades básicas do dia a dia, para que elas sejam capazes de executar suas tarefas com cada vez mais independência e liberdade.
São exercitados no currículo de Vida Prática:
Habilidades de autocuidado, como se vestir, amarrar os sapatos, abotoar, fechar as roupas e lavar as mãos;
Cuidado com o ambiente: limpar a mesa e o chão, regar plantas e organizar os brinquedos e materiais;
Habilidades de comunicação, para se expressar individual e coletivamente;
Coordenação motora, servindo bebidas e lanches para si e os colegas e manipulando objetos delicados.
Com as vivências de Vida Prática, a criança aprende desde ações mais básicas como se vestir e comer sozinho até habilidades mais complexas, envolvendo a coordenação motora grossa e fina.
A educação montessoriana faz uso de uma série de materiais sensoriais, que estimulam e cativam o interesse das crianças em cada atividade.
O principal objetivo do uso desses materiais é conduzir a criança a uma aprendizagem mais natural, com a exploração das texturas, formas e cores do mundo que ela pode perceber no seu dia a dia.
A Drª Maria Montessori reconheceu que a mente da criança precisa de preparação e treinamento específico, e que este é o primeiro passo para ajudar a criança a conseguir se concentrar e focar em uma atividade de forma contínua e sustentável.
Um dos pilares da educação montessoriana é a Educação Cósmica. Por cósmica, podemos entender uma educação holística, ampla e expansível, além de orientada e planejada para objetivos claros.
Assim, na educação Montessori as disciplinas são apresentadas de forma interconectada, buscando formar alunos que conseguem enxergar as relações entre os conhecimentos e a sua vivência diária.
Para isso, os temas culturais em nossas salas de aula proporcionam aos nossos alunos uma primeiro contato com muitas das áreas de conhecimento que eles vão encontrar adiante no percurso acadêmico.
O ensino da matemática é um dos estímulos mais importantes da primeira infância, dos 3 aos 6 anos. Isso se dá porque as crianças nessa fase têm enorme fascínio por padrões, sequências e atividades repetitivas, sendo possível usar esses estímulos para incentivar o raciocínio lógico-matemático.
Nosso programa de matemática funciona como uma apresentação do mundo dos números, por meio de atividades agradáveis e projetadas para uma aprendizagem gradual. Ao começar cedo com esse ensino, podemos observar os interesses naturais da criança e introduzir a matemática de forma simplificada e concreta.
No ensino tradicional, essas noções costumam ser tratadas de maneira abstrata, o que provoca dificuldade e entraves ao aprendizado das noções básicas. Utilizando objetos concretos e manipuláveis, desmistificamos a matemática e facilitamos a compreensão de cada operação fundamental.
Quanto mais amplo o vocabulário, mais fácil se torna a iniciação na leitura. Por isso, desenvolver o vocabulário do nosso aluno é uma parte fundamental das nossas salas de aula multissensoriais.
Em seus estudos, Maria Montessori demonstrou que a idade ideal para iniciar uma criança na leitura e na escrita é dos 3 anos e meio até os 5 anos e meio.
Nessa faixa etária, os pequenos estão muito interessados pelas sensações que a linguagem provoca: os sons, o movimento das mãos ao escrever, a força para segurar um lápis, as formas das letras no papel.